O que é o Back-End?
o Back-End é uma parte da aplicação que tem duas responsabilidades principais: executar lógicas mais complexas e armazenar os dados da aplicação.Essas lógicas são as ações que a aplicação deve executar.Como em um sistema bancário existem várias funções, como verificar o saldo e fazer transferências próprias da conta.Seria possível implementar uma transferência entre contas no Front-End? Não, pois a transação deve ocorrer em um servidor do banco, não na máquina do usuário, pois é no servidor que estão todos os dados e dispositivos de segurança necessários para que a operação seja executada.No Front-End, normalmente temos as telas para pedir as informações que vão disparar ações no Back-End. No exemplo da transferência, os botões para solicitar a transferência estariam no Front, mas a execução da transação só seria feita no Back-End.E o Back-End é executado normalmente em servidores conectados na Internet. Algumas empresas podem ter seus próprios servidores, já outras podem usar computação em nuvem que disponibiliza várias ferramentas, facilitando a execução de aplicações Back-End.
Principais Linguagens do Back-End
É possível implementar o Back-End de uma aplicação em praticamente qualquer linguagem de programação atual.Algumas das mais utilizadas são Java, Python, JavaScript, .Net (C# e VB). Além das linguagens de programação, também são utilizadas outras linguagens, como o SQL para a manipulação do Banco de Dados.
Java
Java é uma linguagem muito utilizada para aplicações complexas, que precisam de um alto nível de segurança, como aplicações bancárias.
A linguagem é bastante usada no Back-End por várias razões, entre elas, seu bom desempenho em tarefas complexas, o suporte a orientação a objetos e a verificação de tipos, que otimiza a organização do código e aumenta a confiabilidade das aplicações.
Além disso, uma grande quantidade de frameworks surgiram para facilitar o desenvolvimento com a linguagem.
Atualmente o principal deles é o Spring, usado para aplicações no Back-End, que facilita muito o desenvolvimento de aplicações de servidor.
Para começar os seus estudos em Java e conhecer um importante paradigma da programação, conheça a formação de Java com Orientação a Objetos. Com ela você vai entender desde os fundamentos da linguagem com boas práticas, até conseguir modelar seus próprios projetos.
Além do Java, para aprofundar o seu conhecimento no principal framework da linguagem, vale a pena conferir a formação Java e Spring Boot para aprender a utilizar o framework e criar aplicações com maior velocidade e simplicidade.
JavaScript e TypeScript
Apesar do JavaScript ser a principal linguagem para o desenvolvimento de aplicações Front-End, ela também pode ser usada para o Back-End, diferentemente do que alguns podem pensar.
Para isso, podemos utilizar o framework Node.js, que permite a execução de código JavaScript para o Back-End.
Com ele, é possível implementar APIs REST que podem ser executadas em servidores como o Express.
A grande vantagem do uso do Node.js para o Back-End de uma aplicação é a possibilidade do desenvolvimento completo usando o JavaScript, o que pode facilitar a integração dos times de desenvolvimento.
Juntamente com o Javascript, é possível usar o TypeScript, uma extensão para a linguagem que adiciona a verificação de tipos na linguagem.
Para começar os seus estudos no JavaScript focado no Back-End, conheça a formação Aprenda a programar em JavaScript com foco no back-end.
É indicada para quem está começando agora em programação e escolheu o JavaScript como primeira linguagem para se aprofundar e o Back-End como ramo do desenvolvimento web para trabalhar.
.Net (C# e VB)
A principal linguagem da plataforma é o C#, que possui características semelhantes ao Java e é bastante utilizada para o desenvolvimento Back-End.
Assim como o Java, o .Net também é usado em aplicações complexas e que precisam ser bastante confiáveis e seguras.
Um ponto positivo é que a plataforma se integra muito bem com outras ferramentas Microsoft.
Além do C#, a plataforma apresenta suporte a linguagem VB, que também pode ser utilizada para o desenvolvimento Back-End.
PHP
O PHP também é bastante popular para o desenvolvimento Web. As versões mais recentes se destacam, já que trouxeram melhorias como o suporte à orientação a objetos e a verificação de tipos, o que sem dúvida aproximou o PHP das outras linguagens.
Alguns dos frameworks mais populares da linguagem são o Laravel, o Symfony e o CakePHP.
O Laravel é focado na simplicidade e no desenvolvimento rápido, enquanto o CakePHP tem uma curva de aprendizagem suave, sendo um bom framework para iniciantes.
Já o Symfony é altamente flexível, o que permite uma fácil adaptação para diferentes tipos de projetos.
Ele é bastante usado no Back-End de projetos grandes, especialmente para o desenvolvimento de APIs.
Python
O Python é talvez mais conhecido como a linguagem da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial. Porém, ele pode ser também utilizado para a implementação do Back-End de aplicações.
Alguns frameworks importantes na linguagem são o Flask, Django e o FastAPI. O FastAPI e o Flask são bastante usados para o desenvolvimento de APIs REST, enquanto o Django pode ser usado para criar uma aplicação Web completa, além de ter uma grande coleção de ferramentas.
SQL
O SQL (Structured Query Language) é a principal linguagem para a criação e a manipulação de um banco de dados.
Ela possui três partes, a linguagem para a definição da estrutura dos dados (CREATE TABLE e DROP TABLE), a de manipulação dos dados (SELECT, INSERT e DELETE) e a de controle do banco de dados (GRANT e REVOKE).
Essa linguagem é usada por banco de dados relacionais como o Oracle, Postgres e MySQL.