A história: como surgiu o Python?
O desenvolvimento do Python aconteceu, inicialmente, pelo programador holandês Guido van Rossun, no final da década de 1980.Mas sua primeira versão foi lançada só em 1991 no Centrum Wiskunde & Informatica — CWI (Instituto Nacional de Pesquisa para Matemática e Ciência da Computação), na Holanda.A linguagem fez grandes avanços para o desenvolvimento de código aberto, utilizando as PEPs (“Propostas de Enriquecimento do Python”) como principal ferramenta para sugestões de melhoramento e discussões da comunidade.As Propostas de Enriquecimento do Python funcionam para descrever mudanças na linguagem ou em suas normas.
Sobre o Python
Por ser uma linguagem interpretada, o que significa que ela não precisa passar pelo processo de compilação,seu processo de interpretação é executado dentro de máquinas virtuais, nas quais o código passa por uma camada intermediária que irá traduzir os comandos de programa para código binário.Isso acelera bastante a velocidade de desenvolvimento.
Ela é um multiparadigma, pois nos dá a possibilidade de programar em vários paradigmas, tais como:
•Procedural, com instruções transmitidas ao computador na sequência em que devem ser executadas;
•Funcional, paradigma que consiste em programas construídos aplicando e compondo funções;
•Orientação a objetos, que traz a perspectiva do mundo real para a programação, tornando os programas fáceis de entender devido a essa relação.
O próprio programa “reconhece” qual tipo de dado está sendo utilizado, fazendo com que ele não precise ser previamente declarado. Por isso dizemos que ele possui uma semântica dinâmica.
O Python é utilizado para desenvolvimento de software, análise de dados, inteligência artificial, automação de tarefas, criação de aplicativos web e daí por diante.
Ele também possui uma vasta biblioteca padrão e uma comunidade ativa de pessoas desenvolvedoras, o que facilita encontrar soluções e recursos para diferentes projetos.
Python é relevante no mercado?
De acordo com a pesquisa Python Developers Survey 2023 Results”, realizada pela JetBrains, o Python é umas das linguagens que mais crescem em relevância e valorização pelas empresas.
Isso se deve especialmente a três características: agilidade, praticidade e versatilidade, sobretudo para projetos mais complexos.
As áreas que mais utilizam Python são:
•A análise de dados;
•Aprendizado de máquina;
•Desenvolvimento web;
•Automação;
•DevOps.